Criando a Nave
Depois de responder às perguntas iniciais, os jogadores escolheram os detalhes da nave. Eles têm 6 O para escolher características na cartilha da nave. Essas escolhas não refletem tudo o que a nave era, mas sim aquilo que realmente sobreviveu a queda e está ativo e funcional. o representa o nível padrão de cada característica.
Arsenal
Define o acesso a armas e equipamentos militares.
– Sem armamento: Nada além do que puderem improvisar após a queda.
– Armas básicas: Pistolas energéticas simples, bastões, armas de defesa pessoal.
– Arsenal militar completo: Rifles, explosivos, escudos táticos, torretas danificadas reaproveitáveis.
Suprimentos
Comida, remédios e consumíveis.
– Escassez extrema: Comida para poucos dias, kits médicos básicos.
– Suprimento razoável: Rações para semanas, primeiros socorros, água purificada.
– Suprimentos abundantes: Estoques duradouros, remédios avançados, módulos agrícolas compactos.
Ferramentas e Engenharia
Equipamentos técnicos, bancadas e peças.
– Ferramentas improvisadas: Kits simples ou danificados.
– Ferramentas padrão: Ferramentas completas, peças sobressalentes, soldadores, scanners.
– Arsenal de engenharia avançada: Impressoras de peças, drones reparadores, bancos de energia reserva.
Equipamentos Científicos
Sensores, laboratórios e instrumentos de análise.
– Quase nada funcional: Apenas sensores básicos ou quebrados.
– Laboratório funcional: Equipamentos de análise portáteis, coletores, sensores planetários.
– Complexo científico avançado: Drones exploradores, laboratório completo, scanners de alta precisão.
Transporte Interno
Veículos auxiliares ou módulos de mobilidade.
– Nada além das próprias pernas: Nenhum veículo sobrevivente.
– Um ou dois veículos leves: Dois veículos de 2 lugares ou um de 4 lugares.
– Frotinha auxiliar: Vários veículos de 2 lugares, veículos exploratórios de vários lugares.
Tripulação
Quantidade e utilidade dos sobreviventes além dos PCs.
– Só os jogadores sobreviveram: Nenhuma ajuda externa.
– Pequeno grupo de civis ou especialistas: 3–8 pessoas com habilidades variadas.
– Grupo grande e diverso: Possibilita construção, defesa, exploração organizada.
Carga Útil
Variedade e utilidade de caixas, mercadorias e materiais brutos.
– Carga quase inexistente: Não carregava nada útil ou nada sobreviveu.
– Carga mista: Materiais diversos, úteis mas limitados.
– Carga valiosa: Metais, ferramentas, recursos raros, módulos completos.
Sistema Médico
Equipamentos de cuidado e tratamento.
– Apenas curativos básicos: Enfermaria destruída ou ausente.
– Enfermaria funcional: Medicamentos, kits de cura, equipamento para pequenas cirurgias.
– Unidade médica avançada: Regeneradores, cápsulas médicas, drogas especializadas.
Inteligência Artificial
O estado da IA da nave.
– IA perdida ou quebrada: Nenhuma ajuda.
– IA fragmentada: Pode responder, mas com limitações.
– IA parcialmente operacional: Fornece dados, sistemas, mapas e suporte lógico.
Exemplos de Naves
Abaixo segue alguns exemplo de naves com números variados de características. Elas podem ser adaptadas ou o Narrador pode escolher um numero diferente da pontuação padrão para ser distribuída caso deseje emular um tipo especifico de situação.

NAVE DE COMBATE (7)
Uma nave militar projetada para conflito, patrulha e dissuasão. Tripulação pequena, sistemas potentes, recursos focados em força e resposta rápida.
Arsenal:
Suprimentos:
Ferramentas/Engenharia:
Tripulação/NPCs:
Sistema Médico:
Inteligência Artificial:
CARGUEIRO (7)
Projetado para levar mercadorias entre mundos. Nave lenta, espaçosa e versátil. Pode carregar itens extremamente úteis… ou totalmente inúteis.
Suprimentos:
Ferramentas/Engenharia:
Transporte Interno:
Tripulação/NPCs:
Carga Útil:
Inteligência Artificial:
NAVE DE PASSAGEIROS (6)
Feita para transporte civil em massa. Conforto elevado, muitos NPCs e pouca preparação técnica para situações perigosas.
Suprimentos:
Transporte Interno:
Tripulação/NPCs:
Sistema Médico:
Inteligência Artificial:
NAVE DE PESQUISA / EXPLORAÇÃO (10)
Criada para investigar planetas, fenômenos e anomalias. Ampla variedade de ferramentas técnicas, ciência avançada e IA especializada.
Suprimentos:
Ferramentas/Engenharia:
Equipamentos Científicos:
Transporte Interno:
Tripulação/NPCs:
Carga Útil:
Sistema Médico:
Inteligência Artificial:
NAVE MINERADORA (9)
Trabalha em asteroides e luas. Equipamentos pesados, explosivos, robustez e ferramentas poderosas.
Arsenal:
Suprimentos:
Ferramentas/Engenharia:
Equipamentos Científicos:
Transporte Interno:
Tripulação/NPCs:
Carga Útil:
Inteligência Artificial:
NAVE COLONIAL (11)
Transporta famílias, sementes, módulos de construção e recursos para colonizar outro mundo.
Arsenal:
Suprimentos:
Ferramentas/Engenharia:
Equipamentos Científicos:
Transporte Interno:
Tripulação/NPCs:
Carga Útil:
Sistema Médico:
Inteligência Artificial:
NAVE PRISIONAL (6)
Carrega detentos e guardas. Estrutura reforçada, mas poucos recursos técnicos.
Arsenal:
Suprimentos:
Tripulação/NPCs:
Sistema Médico:
Inteligência Artificial:
NAVE DIPLOMÁTICA (6)
Luxo moderado, ferramentas sociais, bancos de dados culturais e IA extremamente desenvolvida. Pouco foco físico.
Suprimentos:
Equipamentos Científicos:
Tripulação/NPCs:
Sistema Médico:
Inteligência Artificial: