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Criando a Nave

Depois de responder às perguntas iniciais, os jogadores escolheram os detalhes da nave. Eles têm 6 O para escolher características na cartilha da nave. Essas escolhas não refletem tudo o que a nave era, mas sim aquilo que realmente sobreviveu a queda e está ativo e funcional. o representa o nível padrão de cada característica.

Arsenal

Define o acesso a armas e equipamentos militares.
– Sem armamento: Nada além do que puderem improvisar após a queda.
– Armas básicas: Pistolas energéticas simples, bastões, armas de defesa pessoal.
– Arsenal militar completo: Rifles, explosivos, escudos táticos, torretas danificadas reaproveitáveis.

Suprimentos

Comida, remédios e consumíveis.
– Escassez extrema: Comida para poucos dias, kits médicos básicos.
– Suprimento razoável: Rações para semanas, primeiros socorros, água purificada.
– Suprimentos abundantes: Estoques duradouros, remédios avançados, módulos agrícolas compactos.

Ferramentas e Engenharia

Equipamentos técnicos, bancadas e peças.
– Ferramentas improvisadas: Kits simples ou danificados.
– Ferramentas padrão: Ferramentas completas, peças sobressalentes, soldadores, scanners.
– Arsenal de engenharia avançada: Impressoras de peças, drones reparadores, bancos de energia reserva.

Equipamentos Científicos

Sensores, laboratórios e instrumentos de análise.
– Quase nada funcional: Apenas sensores básicos ou quebrados.
– Laboratório funcional: Equipamentos de análise portáteis, coletores, sensores planetários.
– Complexo científico avançado: Drones exploradores, laboratório completo, scanners de alta precisão.

Transporte Interno

Veículos auxiliares ou módulos de mobilidade.
– Nada além das próprias pernas: Nenhum veículo sobrevivente.
– Um ou dois veículos leves: Dois veículos de 2 lugares ou um de 4 lugares.
– Frotinha auxiliar: Vários veículos de 2 lugares, veículos exploratórios de vários lugares.

Tripulação

Quantidade e utilidade dos sobreviventes além dos PCs.
– Só os jogadores sobreviveram: Nenhuma ajuda externa.
– Pequeno grupo de civis ou especialistas: 3–8 pessoas com habilidades variadas.
– Grupo grande e diverso: Possibilita construção, defesa, exploração organizada.

Carga Útil

Variedade e utilidade de caixas, mercadorias e materiais brutos.
– Carga quase inexistente: Não carregava nada útil ou nada sobreviveu.
– Carga mista: Materiais diversos, úteis mas limitados.
– Carga valiosa: Metais, ferramentas, recursos raros, módulos completos.

Sistema Médico

Equipamentos de cuidado e tratamento.
– Apenas curativos básicos: Enfermaria destruída ou ausente.
– Enfermaria funcional: Medicamentos, kits de cura, equipamento para pequenas cirurgias.
– Unidade médica avançada: Regeneradores, cápsulas médicas, drogas especializadas.

Inteligência Artificial

O estado da IA da nave.
– IA perdida ou quebrada: Nenhuma ajuda.
– IA fragmentada: Pode responder, mas com limitações.
– IA parcialmente operacional: Fornece dados, sistemas, mapas e suporte lógico.

Exemplos de Naves

Abaixo segue alguns exemplo de naves com números variados de características. Elas podem ser adaptadas ou o Narrador pode escolher um numero diferente da pontuação padrão para ser distribuída caso deseje emular um tipo especifico de situação.


Uma nave militar projetada para conflito, patrulha e dissuasão. Tripulação pequena, sistemas potentes, recursos focados em força e resposta rápida.

Arsenal:
Suprimentos:
Ferramentas/Engenharia:
Tripulação/NPCs:
Sistema Médico:
Inteligência Artificial:

CARGUEIRO (7)

Projetado para levar mercadorias entre mundos. Nave lenta, espaçosa e versátil. Pode carregar itens extremamente úteis… ou totalmente inúteis.

Suprimentos:
Ferramentas/Engenharia:
Transporte Interno:
Tripulação/NPCs:
Carga Útil:
Inteligência Artificial:

Feita para transporte civil em massa. Conforto elevado, muitos NPCs e pouca preparação técnica para situações perigosas.

Suprimentos:
Transporte Interno:
Tripulação/NPCs:
Sistema Médico:
Inteligência Artificial:

Criada para investigar planetas, fenômenos e anomalias. Ampla variedade de ferramentas técnicas, ciência avançada e IA especializada.

Suprimentos:
Ferramentas/Engenharia:
Equipamentos Científicos:
Transporte Interno:
Tripulação/NPCs:
Carga Útil:
Sistema Médico:
Inteligência Artificial:

Trabalha em asteroides e luas. Equipamentos pesados, explosivos, robustez e ferramentas poderosas.

Arsenal:
Suprimentos:
Ferramentas/Engenharia:
Equipamentos Científicos:
Transporte Interno:
Tripulação/NPCs:
Carga Útil:
Inteligência Artificial:

Transporta famílias, sementes, módulos de construção e recursos para colonizar outro mundo.

Arsenal:
Suprimentos:
Ferramentas/Engenharia:
Equipamentos Científicos:
Transporte Interno:
Tripulação/NPCs:
Carga Útil:
Sistema Médico:
Inteligência Artificial:

Carrega detentos e guardas. Estrutura reforçada, mas poucos recursos técnicos.

Arsenal:
Suprimentos:
Tripulação/NPCs:
Sistema Médico:
Inteligência Artificial:

Luxo moderado, ferramentas sociais, bancos de dados culturais e IA extremamente desenvolvida. Pouco foco físico.

Suprimentos:
Equipamentos Científicos:
Tripulação/NPCs:
Sistema Médico:
Inteligência Artificial: