Motivação
A motivação de um personagem é o impulso interno que o leva a agir de determinadas maneiras e a tomar decisões específicas ao longo de uma história, sendo fundamental para dar profundidade e realismo aos personagens, tornando-os mais críveis e identificáveis. A motivação pode ser influenciada por diversos fatores, como traumas passados, desejos pessoais e valores morais.
As motivações devem representar um objetivo de longo prazo, talvez algo que leve uma vida inteira para se alcançar, mas caso uma motivação deixe de fazer sentido para um personagem ele pode substituí-la por uma nova. A lista abaixo contempla motivações específicas o suficiente para serem reconhecíveis mas abertas o suficiente para se encaixar a histórias diferentes. O jogador deve escolher uma motivação da lista e detalhá-la com as cores da sua própria história.
Legado: Um personagem motivado pelo legado, deseja deixar uma marca no mundo ou dar continuidade a algo iniciado por seus antecessores. Por exemplo, um guerreiro pode lutar para proteger o reino que seus pais construíram, ou um cientista pode dedicar sua vida a concluir a pesquisa inacabada de um mentor falecido.
Equilíbrio: Personagens motivados pelo equilíbrio buscam retribuir, vingar-se, ou corrigir uma injustiça. Isso pode incluir um detetive trabalhando para prender um criminoso que escapou da justiça, ou um herói tentando trazer harmonia a uma terra devastada por conflitos.
Proteção: Envolve proteger alguém, algum objeto, uma filosofia ou um modo de vida. Como um guarda-costas determinado a proteger seu cliente a qualquer custo, ou um monge que luta para preservar sua ordem religiosa contra invasores.
Descoberta: Personagens movidos pela descoberta desejam revelar algo oculto ou desconhecido. Isso pode incluir um arqueólogo em busca de uma cidade perdida, ou um jornalista investigando um escândalo encoberto.
Obrigação: Baseada em cumprir um dever, uma missão ou uma promessa. Um soldado pode ser motivado pela missão de defender seu país, ou um filho pode sentir-se compelido a honrar a última vontade de um pai falecido.
Pregação: Personagens com motivação de pregação buscam propagar uma ideia, verdade ou filosofia. Um pregador religioso que deseja converter outros à sua fé, ou um ativista político que luta para promover direitos iguais, são exemplos dessa motivação.
Reconhecimento: Envolve o desejo de se provar a alguém, a um grupo ou a si mesmo. Um artista pode lutar para ganhar a aprovação do público, ou um jovem guerreiro pode querer provar seu valor em combate para ganhar respeito na sua tribo.
Hedonismo: Personagens motivados pelo hedonismo buscam prazer e novas experiências. Um aventureiro que viaja pelo mundo em busca de emoções e festas, ou um bon vivant que vive para satisfazer seus desejos sensoriais, exemplificam essa motivação.
Superação: A superação é a motivação de superar limitações pessoais, sociais ou financeiras. Um exemplo pode ser uma pessoa com deficiência que se esforça para ser independente, ou alguém de origem humilde que luta para alcançar o sucesso financeiro.
Redenção: Personagens em busca de redenção desejam ser perdoadas por algo que fizeram ou se perdoar. Isso pode incluir um ex-criminoso que tenta reformar-se ajudando outros, ou um indivíduo que busca expiação por erros do passado.
Autonomia: Personagens motivados pela autonomia desejam libertar-se de um destino imposto e ser o que querem ser. Um exemplo seria um príncipe que abdica do trono para buscar sua própria jornada, ou alguém que rompe com expectativas familiares para seguir seu próprio caminho.
Reencontro: O reencontro envolve recuperar algo perdido, seja um objeto, uma pessoa, um sentimento ou conhecimento. Um aventureiro pode buscar um artefato roubado, ou um pai pode procurar um filho perdido há anos.
Aceitação: Personagens com motivação de aceitação desejam aceitar sua própria natureza. Pode ser alguém lutando para aceitar sua identidade de gênero, ou alguém que precisa aceitar suas falhas para crescer.
Excelência: A excelência é a motivação de chegar ao estado da arte em algo, ser o melhor ou criar algo perfeito. Um exemplo é um músico que pratica incansavelmente para ser o melhor no seu instrumento, ou um inventor que trabalha para criar a máquina perfeita.
Efeito da Motivação
No jogo, os personagens são recompensados recuperando estresse quando escolhem seguir suas motivações pessoais, mesmo que isso resulte em desvantagens para eles. Sempre que for mais vantajoso ignorar a motivação de seu personagem, mas você optar por segui-la mesmo assim, recupera estresse. Exemplo: Motivação - Hedonismo - Você encontra um momento em que poderia apreciar uma garrafa inteira de um whisky de qualidade, mas seria irresponsável fazer isso durante o seu turno de guarda.