Debilidades
Debilidades são problemas ou fraquezas que um personagem pode possuir que o levam a se comportar de uma certa maneira ou afetam suas ações em certas circunstâncias. Debilidades são opcionais e podem ser adquiridas, substituídas ou removidas em qualquer momento do jogo, mesmo após a criação de personagem, desde que haja uma boa explicação narrativa para isso. A função maior das debilidades é ajudar a dar contexto e profundidade e representar certos defeitos comuns em personagens da ficção.
Não peguei a referência: Você vem de um lugar ou cultura diferente e desconhece muita coisa do mundo onde está agora. Sempre que detalhes locais entram em cena o narrador pode declarar que você não entende, não conhece ou não sabe usar alguma coisa. Se aceitar a declaração, recupere estresse, se recusar marque estresse.
Eu não nasci pra isso: Você é um bibelô e não gosta de se rebaixar. O narrador pode dizer que você se recusa a fazer algo degradante ou físico demais (como carregar um cadáver, limpar um esgoto, dormir no chão). Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.
Só Deus pode me julgar: As coisas em que você acredita nem sempre batem com a realidade. O narrador pode dizer que você ignora uma verdade incômoda, nega uma evidência ou resiste a aceitar um fato óbvio. Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.
Aquilo ainda me persegue: Alguma merda do seu passado te traumatizou caralho. Decida o que foi. O narrador pode declarar que alguma coisa engatilhou o trauma, isso vai te deixar incapacitado por uma cena. Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.
Prefiro morrer limpo do que viver sujo: Mesmo no meio desse caos você segue um código moral, um juramento ou ética pessoal. Explique o que é. O narrador pode declarar que o seu código te impede ou te impele a fazer alguma coisa em uma certa situação. Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.
Minhas pernas não se mexem: Existe algo que te aterroriza a ponto de te travar: altura, escuridão, fogo, aranhas… O narrador pode declarar que você que a fonte do seu medo está presente. Você fica paralizado, recua, ou foge. Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.
Não importa se eu fiz ou não: Você fez, ou acham que você fez, o que dá na mesma, alguma merda terrível e muito séria. Explique o que aconteceu no seu passado. O narrador pode declarar que uma pessoa ou grupo te reconhece e sabe o que você fez e está disposto a tirar satisfação da maneira que puder. Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.
Olá, enfermeira: Você simplesmente não resiste a um rosto bonito. Cede fácil a flertes, e não percebe quando está sendo manipulado — até ser tarde demais. O narrador pode declarar que você cede a pedidos, acredita na versão da história do alvo do seu interesse, etc. Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.
Eu paro quando eu quiser: Você é dependente de uma substância, sensação ou comportamento. Fica instável sem acesso a ela. Explique o que é. O narrador pode declarar que você precisa satisfazer seu vício em algum momento e você vai fazer tudo que puder para conseguir o que precisa. Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.
Repete, filho da puta: Você é esquentado e perde as estribeiras com frequência. O narrador pode declarar que você precisa atacar alguém ou destruir alguma coisa num acesso de raiva. Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.
Antes eles do que eu: Você tem a tendência de foder os outros para evitar se fuder. O narrador pode declarar que você prejudica um personagem aliado de forma clara e de propósito em uma situação para evitar colocar o seu na reta. Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.
Me diz que eu fui bem: Você é carente de atenção e validação. O narrador pode declarar que você busca aprovação de alguém (mesmo que essa pessoa seja escrota ou perigosa) e muda seu comportamento para agradar. Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.
É tudo que eu tenho: Você tem um apego emocional (um objeto, uma pessoa, um lugar, um grupo, etc). Explique o que é e porque é importante. O narrador pode declarar que você põe esse apego acima da lógica, segurança pessoal ou missão. Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.
Tochas e forcados: Tem um monte de gente por aí que te odeia simplesmente por causa do seu credo, cor, sexualidade ou qualquer coisa que você simplesmente é. Escolha o que. O narrador pode declarar que uma pessoa ou grupo que você encontra tem preconceito contra você e vai desde evitar contato até tentar ativamente te prejudicar ou te ferir. Se aceitar, recupere estresse. Se recusar, marque estresse.