Pular para conteúdo

Arquétipos

Os Arquétipos são a base de todo personagem no jogo. Cada um representa um tipo de figura recorrente nas histórias — o gênio que desvenda segredos proibidos, o guerreiro que enfrenta o impossível, o espião que vive entre sombras, o piloto que desafia os céus. Eles são modelos narrativos, pontos de partida para a imaginação.

Ao escolher um Arquétipo, você está dizendo algo fundamental sobre quem é seu personagem e qual papel ele ocupa na história. Cada Arquétipo oferece vantagens específicas em determinados tipos de ação, além de uma lista de habilidades únicas das quais você poderá escolher algumas ao longo da evolução do personagem.

Importante: cada Arquétipo é único na mesa. Uma vez escolhido, ele pertence àquele jogador e àquela história. Isso garante que cada personagem tenha seu próprio espaço e destaque, e que o grupo se forme como um conjunto diverso de protagonistas — cada um representando um aspecto diferente da ficção.

Pense no Arquétipo como um esqueleto narrativo: uma estrutura inicial que você vai preencher com detalhes, personalidade, motivações e contradições. Ele guia sua jornada, mas é você quem define como ela será vivida.

Arquétipos são intrinsecamente ligados ao cenário em que o jogo ocorre e não é possível criá-los de uma forma ampla e geral sem perder de vista o seu propósito. Os exemplos a seguir levam em conta gêneros populares e, apesar de poderem ser usados como estão, são apresentados aqui mais como guias de como arquétipos devem ser criados.