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Contadores

Contadores são escalas que servem para acompanhar o progresso de coisas dentro do jogo, como a superação de um desafio, a situação de personagens ou acontecimentos relevantes do cenário. Existem três tipos de Contadores: de situação, de evento e de disputa. A diferença entre eles está em como são preenchidos.

Contadores, a depender do tipo, podem ser preenchidos com condições ou com validações. Contadores mais simples são preenchidos com validações (um simples V) e são focados apenas no número de consequências necessárias para fazer algo, e não na natureza dessas condições. Contadores mais complexos, além do nível, se preocupam com a natureza das condições que são usadas para preenchê-los. Sempre que o último nível de contador for preenchido ele é considerado encerrado.

Em alguns casos, os níveis de um contador podem ter gatilhos associados, ou seja, quando aquele nível é preenchido alguma coisa acontece na ficção. Isso é comum para contadores que representam tarefas complexas.

Consequências e Validadores

Para contadores que são preenchidos apenas com validadores, cada nível de consequência é convertido numa certa quantidade de validadores segundo a tabela abaixo:

Dramático Preencha 4 validadores
Intenso Preencha 3 validadores
Moderado Preencha 2 validadores
Limitado Preencha 1 validador

Contadores de Condição

Contadores de condição acompanham a situação de um indivíduo ou desafio. O mais comum dos contadores de condição é aquele que acompanha a situação dos personagens dos jogadores. Contadores de situação são preenchidos de acordo com as consequências sofridas pela entidade que é representada pelo contador.

Contadores de situação são preenchidos de forma não sequencial. Cada condição deve ser escrita no nível correspondente à sua gravidade, se não houver mais espaço no nível correspondente, a condição é escrita no nível disponível acima dela.

Situação de Personagem

Dramático
Intenso
Moderado
Limitado
Limitado

Grupo de Goblins

Dramático
Intenso ❒❒
Moderado ❒❒❒❒
Limitado ❒❒❒❒

Contadores de disputa

Contadores de disputa são usados quando a quantidade de sucessos e falhas em um desafio longo concorrem para ver o que acontece primeiro. Contadores de disputa são preenchidos com validadores. Além disso, também podem ter níveis diferentes para medir sucesso e fracasso, ou seja, um contador pode precisar de cinco níveis de consequências causadas para encerrado com sucesso, mas só de três níveis de consequências sofridas para fracassar. Contadores de disputa podem ter gatilhos associados a sucessos, a fracassos ou a ambos.

Contador de Perseguição

Fuga Captura
❒❒ -
❒❒ -
❒❒ ❒❒
❒❒ ❒❒
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Contadores de Eventos

Contadores de eventos são preenchidos de acordo com o sucesso ou fracasso do grupo de personagens em alcançar certos marcos da história. Todos os contadores de eventos têm gatilhos associados a seus níveis. Contadores de eventos são preenchidos com validadores.

Contador da invasão do reino

Invasão do reino Gatilhos
A Invasão - Exércitos inimigos cruzam as fronteiras com força total. Cidades sitiada. Guerra aberta.
Colheita Sangrenta - As tropas inimigas começam escaramuças nas bordas do reino. Aldeias caem. Refugiados fogem.
Acordos Quebrados - Um aliado importante do reino se volta contra ele ou se recusa a ajudar.
Sabotagem Interna - Espiões ou cultistas infiltrados sabotam defesas, poços de água são envenenados, armazéns queimam.
Sussurros da Fronteira - Batedores inimigos são avistados. Vilarejos fronteiriços começam a desaparecer ou ficam em silêncio.