Contadores
Contadores são escalas que servem para acompanhar o progresso de coisas dentro do jogo, como a superação de um desafio, a situação de personagens ou acontecimentos relevantes do cenário. Existem três tipos de Contadores: de situação, de evento e de disputa. A diferença entre eles está em como são preenchidos.
Contadores, a depender do tipo, podem ser preenchidos com condições ou com validações. Contadores mais simples são preenchidos com validações (um simples V) e são focados apenas no número de consequências necessárias para fazer algo, e não na natureza dessas condições. Contadores mais complexos, além do nível, se preocupam com a natureza das condições que são usadas para preenchê-los. Sempre que o último nível de contador for preenchido ele é considerado encerrado.
Em alguns casos, os níveis de um contador podem ter gatilhos associados, ou seja, quando aquele nível é preenchido alguma coisa acontece na ficção. Isso é comum para contadores que representam tarefas complexas.
Consequências e Validadores
Para contadores que são preenchidos apenas com validadores, cada nível de consequência é convertido numa certa quantidade de validadores segundo a tabela abaixo:
| Dramático | Preencha 4 validadores |
| Intenso | Preencha 3 validadores |
| Moderado | Preencha 2 validadores |
| Limitado | Preencha 1 validador |
Contadores de Condição
Contadores de condição acompanham a situação de um indivíduo ou desafio. O mais comum dos contadores de condição é aquele que acompanha a situação dos personagens dos jogadores. Contadores de situação são preenchidos de acordo com as consequências sofridas pela entidade que é representada pelo contador.
Contadores de situação são preenchidos de forma não sequencial. Cada condição deve ser escrita no nível correspondente à sua gravidade, se não houver mais espaço no nível correspondente, a condição é escrita no nível disponível acima dela.
Situação de Personagem
| Dramático | |
| Intenso | |
| Moderado | |
| Limitado | |
| Limitado |
Grupo de Goblins
| Dramático | ❒ |
| Intenso | ❒❒ |
| Moderado | ❒❒❒❒ |
| Limitado | ❒❒❒❒ |
Contadores de disputa
Contadores de disputa são usados quando a quantidade de sucessos e falhas em um desafio longo concorrem para ver o que acontece primeiro. Contadores de disputa são preenchidos com validadores. Além disso, também podem ter níveis diferentes para medir sucesso e fracasso, ou seja, um contador pode precisar de cinco níveis de consequências causadas para encerrado com sucesso, mas só de três níveis de consequências sofridas para fracassar. Contadores de disputa podem ter gatilhos associados a sucessos, a fracassos ou a ambos.
Contador de Perseguição
| Fuga | Captura |
|---|---|
| ❒❒ | - |
| ❒❒ | - |
| ❒❒ | ❒❒ |
| ❒❒ | ❒❒ |
| ❒❒ | ❒❒ |
Contadores de Eventos
Contadores de eventos são preenchidos de acordo com o sucesso ou fracasso do grupo de personagens em alcançar certos marcos da história. Todos os contadores de eventos têm gatilhos associados a seus níveis. Contadores de eventos são preenchidos com validadores.
Contador da invasão do reino
| Invasão do reino | Gatilhos |
|---|---|
| ❒ | A Invasão - Exércitos inimigos cruzam as fronteiras com força total. Cidades sitiada. Guerra aberta. |
| ❒ | Colheita Sangrenta - As tropas inimigas começam escaramuças nas bordas do reino. Aldeias caem. Refugiados fogem. |
| ❒ | Acordos Quebrados - Um aliado importante do reino se volta contra ele ou se recusa a ajudar. |
| ❒ | Sabotagem Interna - Espiões ou cultistas infiltrados sabotam defesas, poços de água são envenenados, armazéns queimam. |
| ❒ | Sussurros da Fronteira - Batedores inimigos são avistados. Vilarejos fronteiriços começam a desaparecer ou ficam em silêncio. |