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Antagonistas

São indivíduos ou criaturas que vão se interpor entre o personagem e seus objetivos e tentar ativamente impedi-lo de alcançar o que deseja ou prejudicá-lo de alguma forma. São construídos a partir de descritivos, um contador e três atributos. A combinação desses itens representa suas características.

Antagonistas são desafios táticos imediatos. Desafios mais estratégicos e a longo prazo são representados por um outro tipo de ameaça

Descritivos

Descriptivos representam certas características dos antagonistas e orientam como essas características afetam o jogo e a narrativa.

Comportamento

Furtivo - Pode evitar detecção e prefere atacar com elemento surpresa.

Cauteloso - Prioriza a própria sobrevivência, não vai lutar se puder fugir.

Disciplinado - Obedece às ordens. Sem comando, tende a fugir ou desistir.

Acumulador - Quase certamente possui itens de valor.

Territorial - Atacará qualquer um que invade seu território.

Vingativo – Ataca ou persegue qualquer ameaça com o desejo de se vingar, mesmo depois de ter sido ferido ou derrotado anteriormente. Exemplo: Fantasmas, espíritos ou criaturas de ódio.

Caótico - Impulsivo e imprevisível, nunca se sabe como vai reagir.

Feroz - Prioriza a agressão à própria sobrevivência, tende a atacar sem provocação e raramente foge.

Organização

Coordenado: Podem agir em massa, mas com uma precisão assustadora, mesmo sem nenhuma comunicação ou organização complexa.

Organizado - se organiza em grupos estruturados cujos indivíduos se comunicam e protegem uns aos outros.

inteligência

Autômato - Faz apenas o que foi programado para fazer, reage de forma limitada.

Instintivo - Apenas reage a mudanças ambientais, busca de alimento, reprodução e reação a ameaças.

Adaptativo – Capaz de modificar suas táticas ou comportamento conforme novas ameaças ou oportunidades surgem.

Inteligente - inteligência humanoide, inovação e comportamento social complexo.

Números

Num confronto, se uma ameaça tiver vantagem numérica recebe um grau a mais de controle e agravante. Se mais de um tipo de ameaça estiver presente, apenas o tipo mais numeroso recebe.

Enxame: Um número de indivíduos grande demais pra contar que se comporta como uma coisa só. Enxames só podem ser afetados por ataques em aŕea.

Horda: Um número de indivíduos grande demais pra contar. Destruir indivíduos não afeta o relógio da horda, a horda só é afetada se houver uma forma de detê-la coletivamente.

Bando: quatro ou cinco vezes o número de jogadores.

Grupo: mais ou menos o mesmo número de personagens jogadores.

Solitário: um único indivíduo.

Tamanho

Minúsculo: Um gato ou menor. Pequeno: Um lobo. Médio: uma pessoa Grande: Um urso. Enorme: uma pickup. Colossal: Uma casa ou maior

Especiais

Regeneração: a cada rodada, o relógio recupera um nível a não ser que efeito tenha sido causado por um elemento que previna regeneração. Elementos comuns que previnem regeneração: fogo, ácido ou magia, etc.

Ataque em área Invulnerabilidade Vulnerabilidade Resistência Invisibilidade Voo Metamorfose Mimetismo

Ponto fraco - Coisas que acontecem com um triplo 6 do jogador Movimentos especiais - coisas que acontecem quando um jogador inferior falha (estimula trabalho em grupo)

Atributos

São uma abstração mecânica das características de uma antagonista.

Controle - Representa o quão habilidosa e insidiosa a ameaça é quando enfrentada. O Risco é o valor contra o qual os pcs comparam seu total de Controle.

Agravante - Quando a ameaça acerta, o tamanho do estrago que ela causa. É o valor contra o qual os pcs comparam seu Atenuante quando são acertados.

Atenuante - Quando a ameaça é acertada, quão bem ela resiste. É o valor contra o qual os pcs comparam seu Agravante quando acertam.

Os atributos de uma ameaça geralmente representam suas características num cenário ou situação específica como, por exemplo, uma luta. Para outras situações considero grau dos atributos como Baixo a não ser que algo em contrário seja dito.

Contadores

O contador pode variar muito de acordo com a natureza do antagonista. Para criar um contador de antagonistas começamos com um contador básico e o modificamos de acordo com os descritivos do antagonistas.

Ex.

| Dramático | O | | Intenso | OO | | Moderado | OO | | Limitado | OO |