Introdução
Olá, bem vindo ao SRD do Monocerus. O objetivo do Monocerus é ser um framework modular e open source de regras para jogos de RPG.
Muito inglês numa frase só? Calma, eu explico. Vamos por partes.
Um SRD (System Reference Document, ou documento de referência de sistema) é um documento que contém todas as diretivas necessárias para se jogar, mas também para se criar um jogo derivado a partir de um sistema de regras. Apesar de não existir um padrão claro sobre o que um SRD deve conter, na maioria das vezes o conteúdo é apenas de regras gerais, ou seja, ficam de fora quaisquer regras mais específicas criadas para um determinado jogo, cenário ou gênero.
A ideia de um framework modular é ter uma base sólida bastante simples, composta de uma mecânica de resolução de conflitos e de alguns componentes elementares. Esses componentes tanto podem ser usados diretamente para se jogar como podem ser combinados para gerar novos componentes, mais complexos e específicos para refletir as necessidades de um certo tipo de jogo, gêneros ou cenários.
Imagine a coisa toda como peças de lego que podem ser combinadas de várias maneiras para criar coisas novas a partir de blocos básicos.
A ideia de open source, ou seja, de ser aberto, é permitir que qualquer um possa usar esse conjunto de regras, modificá-lo e distribuí-lo de forma comercial ou não sem ter que se preocupar com problemas de licenciamento ou diretos autorais. Todo o conteúdo apresentado aqui é coberto pela licença Creative Commons e, uma vez seguidos certos pré requisitos, pode ser usado por qualquer um sem qualquer custo.
Ninguém nunca fez isso antes?
Muito pelo contrário, existem muitos motores de regras fantásticos disponibilizados de forma semelhante na internet. Alguns exemplos famosos são o Fudge, o Fate e o Apokalipse Engine.
Então por que fazer mais um?
Essa pergunta tem várias respostas, mas eu vou dar a mais honesta: Nenhum conjunto de regras é perfeito, todos eles têm pontos descobertos, e o objetivo de criar um sistema de regras é cobrir um certo conjunto de pontos que outros sistemas de regras não cobrem da forma que eu desejo.
O Monocerus é resultado de um desejo por certas características que eu não consegui encontrar em outros jogos, ou melhor, que eu consigo encontrar espalhadas por uma série de jogos, mas nunca todas juntas num jogo só. Isso tudo é descrito na seção de Game Design, que registra a origem, os objetivos, e o caminho percorrido no desenvolvimento desse motor de jogos.
Por que tudo parece meio bagunçado?
O Monocerus é um trabalho em andamento ou, ainda carece de testes e correções e muita coisa ainda vai mudar, ser introduzida ou ser retirada. O objetivo de criar esse SRD é permitir que as pessoas interajam como motor de regras, leiam, testem e façam críticas e sugestões que permitam o seu aprimoramento. Além de, é claro, registrar todo o processo de criação para servir de orientação a outros que quiserem se aventurar pelos mares do RPG design.
Qual e a situação atual?
Praticamente todos os aspectos maiores da mecânica já foram decididos e eu comecei a escrever o texto propriamente. Ainda há detalhes que precisam de atenção e esse documento precisa de muito trabalho de formatação (não inseri sequer uma imagem ainda). Quase todos os exemplos estão em branco e provavelmente existem problemas de coerência de nomenclaturas (que eu altero toda hora) e de regras, além de, é claro, vários erros ortográficos.
Eu diria que provavelmente estamos em algo como 60% pronto.