Pular para conteúdo

Básico

Começando

Este conteúdo assume que você está familiarizado com o conceito de RPG, mais especificamente de RPG de mesa e, portanto, as definições envolvidas e explicações básicas não serão abordados aqui. Caso contrario, existem muitos lugares na internet em que voce pode aprender sobre isso.

O que é o Mono

O Monocerus, que vamos chamar de Mono a partir de agora, não é um jogo completo e sim uma estrutura de criação (um framework). Isso significa que ele foi projetado como uma caixa de ferramentas, com elementos, inspirações e orientações para que os jogadores possam criar seus próprios jogos a partir dele.

Apesar de não ter exatamente uma temática foco, o Mono funciona melhor em cenários onde o a narrativa e drama são mais importantes do que a diferença de poder entre os personagens. O tom é bastante cinematográfico, inspirado em filmes de ação e romances aventurescos, histórias em quadrinhos e series de tv, e as regras se preocupam em garantir cenas memoráveis e evitar que as coisas saiam dos trilhos por causa de uma simples jogada de azar.

Mecanicamente, o Mono é inspirado em vários jogos que se concentram na simplicidade, agilidade e foco na historia e nos personagens. Em especial Blades in the Dark, Index Card RPG e vários jogos Powered by Apocalipse.

  • O que voce precisa pra jogar

    • Jogadores: Você precisa de uma pessoa para assumir o papel de narrador e alguns jogadores, entre três e cinco geralmente é um bom numero.

    • Dados: Você vai precisar de pelo menos 3 dados comuns de 6 faces.

    • Cartilhas: Cada jogador precisa de um lugar pra registrar as características do seu personagem. Uma cartilha de personagem em branco esta disponível aqui (adicionar link).

  • Convenções desse material

    • Termos utilizados com um sentido especial dentro do jogo que não corresponde ao seu sentido comum serão grafados com a primeira letra maiúscula e em negrito. Ex: Controle.

    • Os dados usados no jogo serão referenciados pela qualidade seguida de "d6". Ex: 2d6 para dois dados, 3d6 para três dados.

    • O conteúdo faz referencia a jogador, narrador e personagem. Sempre que "você" for utilizado considere que o termo se refere a jogador a não ser nos capítulos exclusivos para o narrador, ou onde "você" se refere a narrador. Ao se referir a personagens sera sempre usado o termo "personagem" ou "personagens".

Descritivos

Descritivos são palavras-chave usadas para descrever qualquer elemento do jogo, especialmente equipamentos. Os descritivos são orientações narrativas de como usar esse elemento tendo, às vezes, alguma implicação mecânica também.

Ex:

Modificadores

Todas as características que podem afetar uma Jogada e suas Consequências pertencem a uma de duas categorias:

  • Controle - Influenciam na dificuldade de uma Jogada, seja para torná-la mais fácil ou mais difícil.

Ex:

  • Intensidade - Depois que o resultado de uma Jogada é definido, influenciam na intensidade desse resultado. A intensidade pode ser dividida em duas subcategorias:

    • Agravantes - Tornam Consequências caudas mais intensas.

    Ex:

    • Atenuantes - Tornam Consequências sofridas menos intensas.

    Ex:

A escala

Toda característica no jogo que possuir uma graduação tem seu grau definido pela escala abaixo.

Mínimo
Baixo
Moderado
Alto
Superior
Extremo

O grau padrão para um personagem jogador em qualquer situação é Baixo, isso pode ser modificado por habilidades ou circunstâncias que garantam ao personagem aumentos ou reduções de grau. Mínimo e Extremo são considerados os limites da escala mesmo que o acúmulo de modificadores permitam subir ou descer mais que isso.

Ex:

Empilhando

Todas as características que alterem o grau do personagem em uma certa situação, seja de controle ou de intensidade, vão se referir a essa alteração de uma entre duas formas:

  • Alterando o grau base para uma situação.. Ex: Controle Alto em armas de fogo.
  • Modificando o grau de forma incremental. Ex: Aumenta um grau o Controle em armas de fogo.

Às vezes, ambas as situações vão ocorrer. Nesses casos, o grau padrão do personagem naquela ação passa a ser o grau referido e depois é alterado pelo grau modificado que é empilhado sobre ele.

Exemplo

Frederico tem o conceito Pistoleiro, o que lhe garante Controle Alto em armas de fogo. Isso significa que, quando lidando com armas de fogo, seu grau base de Controle é Alto ou invés de Baixo, que seria o padrão. Ele tem o Aspecto Habilidoso, o que Aumenta um grau o Controle quando usando armas a distância (entre outras coisas). O aumento de grau de Habilidoso é empilhado sobre o grau de Controle concedido por Pistoleiro, o que deixa Frederico com grau Superior sempre que lida com armas de fogo.

Caso aconteça do personagem possuir duas características que alteram o grau base para uma certa situação, só a maior delas se aplica.