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Progressão

Personagens não são estáticos, eles mudam, aprendem, melhoram (e, algumas vezes, pioram). Em Sob um Céu Estranho a progressão de personagem se da por Marco Narrativo, as explicações de o que é e como lidar com um Marco Narrativo são apresentadas na sessão do Narrador, mas, em resumo, Marcos Narrativos são pontos que definem a conclusão de uma certa etapa da historia.

Cada vez que um Marco Narrativo é ultrapassado, cada jogador deve marcar uma na cartilha de Arquetipo. Caso o a opção que o jogador deseje marcar não esteja na cartilha, ele pode adicona-la como uma anotação e marca-la.

O que pode ser marcado

Habilidades de arquetipo são o item mais comum a ser marcado, também é possivel marcar competências.

Existem algumas características só podem ser marcadas durante a criação do personagem. Coisas como, por exemplo, Biologia Exotica e Aspectos. No entanto, caso haja um explicação razoável de com o personagem desenvolveu uma calda ou passou a se mover coma agilidade de um gato selvagem, é possível abrir exceções.

Alterando competências

É possível melhorar o nível de competências que um personagem já possui, assim como atribuir novas competências a um personagem.

  • Subir um grau numa competência custa uma .

Ex.:

  • Um personagem pode escolher uma competência de outro arquetipo paa adicionar as suas. Faze-lo custa uma para ter essa competência em grau Razoável. Uma vez que o personagem se aproprie da competência, ele pode subir o nível dela normalmente.

Ex.:

As competências de um personagem não podem ultrapassar o grau Superior.